Toxina Botulínica

As rugas de expressão se desenvolvem ao longo dos anos, devido à movimentação da face, são as chamadas rugas de expressão. Com o passar dos anos, as rugas de expressão vão se tornando rugas permanentes gerando verdadeiras marcas no rosto, as ditas rugas estáticas, que não dependem do movimento para serem notadas.

Produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a toxina botulínica age paralisando a musculatura responsável pelas rugas de expressão. Sua ação é a atenuação ou remoção destas rugas. É uma substância altamente purificada, por isso não oferece riscos à saúde, quando adequadamente aplicada.

A toxina botulínica tem por objetivo paralisar alguns músculos específicos que provocam as rugas de movimento. Em pacientes jovens, que ainda não possuem rugas estáticas, a toxina pode retardar o aparecimento destas. Em pacientes já com rugas estabelecidas, há a necessidade de se associar este procedimento com preenchedores. Porém, ainda assim, há o beneficio da prevenção do aparecimento de novas rugas estáticas.

A aplicação é feita de maneira ambulatorial, com uma agulha bem fina. Não há necessidade de repouso após a aplicação. Os efeitos da toxina podem ser notados já nas primeiras 24h, mas em alguns pacientes pode demorar ate 2 semanas para que a paralisação completa da musculatura desejada se estabeleça. Seus efeitos duram cerca de 4 a 6 meses, variando de paciente a paciente. A aplicação pode ser repetida ao longo dos anos.