Mamoplastia de aumento (prótese de mama)

A cirurgia para a colocação de implantes de silicone nas mamas (mamoplastia de aumento) vem se tornando um procedimento muito realizado, sendo o segundo procedimento mais realizado entre as cirurgias estéticas. Este procedimento visa aumentar a autoestima de mulheres que não possuem um volume mamário satisfatório, ou que, por motivos como a gestação ou a perda de peso, perderam volume mamário.

O procedimento tem se tornado cada vez mais seguro, assim como a qualidade dos implantes. Por existir uma grande quantidade de tipos de implantes que se diferenciam de acordo com formato, textura e volume, é fundamental uma criteriosa avaliação pré-operatória para que se possa estabelecer a melhor opção de implante de acordo com as características e desejos da pacientes. Assim, fatores com a textura da pele, grau de flacidez, tamanho do tórax, peso e altura devem ser levados em consideração na escolha do implante que melhor trate as alterações de cada paciente. Além disso, questões como o local da cicatriz, no sulco, na aréola ou na axila, e o plano de colocação do implante, debaixo da glândula ou debaixo do músculo, também devem ser explanados e discutidos com a pacientes.

 

Sobre os implantes

Vários estudos já demonstraram que a prótese de silicone não causa câncer. O silicone contido nos implantes é um material inerte ao organismo e inclusive utilizado na pratica médica em produtos como seringas, por exemplo.

Os implantes podem ser revestidos por uma cobertura lisa, de poliuretano ou por uma superfície texturizada. Podem ter o formato redondo, natural ou cônico, o que dá ao cirurgião algumas opções para melhor tratar cada tipo de alteração da mama.

Após o procedimento cirúrgico, o edema (inchaço) é previsível e pode durar de 10 a 30 dias, dependendo de cada paciente. Os pontos são retirados com 7 a 15 dias e é recomendado que a paciente permaneça sem levantar os braços acima dos ombros por um período de 15 dias. O retorno às atividades físicas esta liberado com 30 a 45 dias.