Braquioplastia

Braquioplastia é a correção de alterações de pele e gordura dos braços (“braços caídos”), por meio de cirurgia.  Consiste na eliminação de pele e gordura excedentes com sua remodelagem.

É um procedimento que vem se tornando mais frequentemente realizado nos últimos anos devido ao aumento do número de pacientes que passam por emagrecimento importante, sobretudo os advindos das cirurgias bariátricas.

As técnicas cirúrgicas, que determinam o tipo de cicatriz, variam em função do grau de flacidez e gordura presentes. As cicatrizes podem se limitar à face interna do braço, no sulco bicipital, ou se estenderem para a região da axila ou face lateral do tórax, dependendo do grau de flacidez presentes nessas áreas. As cicatrizes podem evoluir com alargamento, hipertrofia (cicatriz alta) ou com queloide (cicatrizes que vão além das margens da cicatriz normais), esses tipos de complicações não dependem apenas da técnica cirúrgica e podem requerer tratamento (cicatrizes hipertróficas e queloideanas) com fitas compressoras, massagens ou corticoides intralesionais.